Estados Unidos anunciam envio de segundo porta-aviões nuclear ao Mediterrâneo para proteger Israel

Porta-aviões USS Dwight D. Eisenhower zarpa de Norfolk, nos EUA, para o Mar Mediterrâneo
O secretário de defesa americano Lloyd Austin afirmou oficialmente no sábado (14) que o porta-aviões nuclear USS Dwight D. Eisenhower e sua força-tarefa aeronaval estão navegando para o leste do Mar Mediterrâneo com o objetivo de "dissuadir ações hostis contra Israel ou esforços [de outras nações] para ampliar a guerra". Será o segundo grupo de navios americanos enviados para a região nesta semana.

O USS Dwight D. Eisenhower, conhecido como Ike, é escoltado por um cruzador, dois contratorpedeiros e um porta aviões menor usado para apoio aéreo. Ele havia zarpado dos Estados Unidos na sexta-feira (13) e analistas militares especularam que ele seguia para o Maditerrâneo, mas a confirmação oficial só veio no sábado.

O Ike deve se juntar à força-tarefa aeronaval do porta-aviões Gerald R. Ford, o maior da Marinha dos Estados Unidos, que também é escoltado por um cruzador e quatro contratorpedeiros.

Juntas, as duas forças-tarefas dispõe de 165 aeronaves de combate. Os cruzadores e contratorpedeiros são capazes de fazer ataques de mísseis guiados contra alvos em terra e no ar. O alto poder de fogo é um recado claro para o Irã e países árabes da região não se juntarem ao Hamas no esforço de guerra, segundo analistas militares.

Clique aqui e leia mais